Início » Blog » Marcas e Patentes pela Dorta & Dorta: como elaborar um Pedido de Patente.

Marcas e Patentes pela Dorta & Dorta: como elaborar um Pedido de Patente.

Primeiros passos

Antes de tudo, a matéria do pedido de marcas e patentes deve ter suficiência descritiva, de forma que possa ser reproduzida por um especialista no assunto. Deve-se também ter consciência de todos os dados atualizados sobre a invenção que será desenvolvida, por meio de fontes de informações, como banco de patentes, livros técnicos, catálogos e a própria experiência profissional do inventor. Lembre-se ainda de estar a par do desenvolvimento da tecnologia para evitar a obtenção de uma patente antiquada.

Elaboração de um Pedido de Patente

Seja o mais claro possível na apresentação dos detalhes técnicos ao examinador para este compreenda perfeitamente a matéria do pedido e possa indicar, quando for o caso, a melhor forma de execução.
Especifique todas as concretizações do objeto que se deseja comercializar, de modo a não abrir qualquer margem para que o concorrente reivindique outro pedido com alternativas da mesma invenção.
Assim, o concorrente apenas poderá disputar com alguma invenção que avance em relação sua técnica e não uma variante construtiva do objeto de seu pedido.

Roteiro para um Pedido de Patente

Para elaborar um bom Pedido de Patente, recomenda-se apresentar um relatório descritivo da criação. Acompanhe o roteiro a seguir.

-Título: claro e objetivo, sem palavras desnecessárias.
-Descrição da matéria: trata-se do motivo da patente, em linhas gerais, indicando o setor técnico ao qual pertence.
-Estado da técnica: tudo que pode facilitar a compreensão da invenção, isto é, documentos e quaisquer outras fontes bibliográficas que possam aumentar o conteúdo informativo.
-Pontos deficientes do estado da técnica: diz respeito aos pontos negativos e obstáculos relacionados ao estado da técnica.
-Objetivos da invenção: informar como a invenção é capaz de solucionar os problemas encontrados no estado da técnica, destacando o requisito de novidade e o efeito alcançado.
-Relacionar figuras: especificar suas representações gráficas para facilitar ou permitir a perfeita compreensão da matéria exposta no relatório descritivo.
-Descrição detalhada da invenção: detalhar suas características de modo que haja uma perfeita compreensão por um técnico no assunto.

Outras informações, entre em contato com Dorta & Dorta pelo site www.dortaedorta.com.br ou ligue 11 3473-5334.



Facebook



Newsletter

Receba nossa newsletter com artigos relacionados a marcas e patentes.


Indique o texto tal e qual aparece na imagem

Desenvolvido por: Desenvolvido por Agência EMBI